terça-feira, 20 de junho de 2017

O inicio do balé clássico

Olá,
Nesse primeiro texto vou contar um pouco sobre o começo do balé clássico.

A história do balé começou no século XV na Itália renascentista e nessa época a corte italiana divertia seus visitantes com espetáculos de poesia, música, mímica e dança. Eles exibiam ricos trajes e cenários muitas vezes desenhados por artista célebre como Leonardo da Vinci. O primeiro balé registrado aconteceu em 1489, comemorando o casamento do Duque de Milão com Isabel de Árgon.

As coreografias eram feitas com movimentos pequenos, graciosos e elegantes, pois as vestes feitas com materiais e ornamentos pesados não permitiam amplitude maior. Era importante que os membros da corte dançassem bem e, por isso, surgiram os professores de dança que viajavam por vários lugares ensinando danças para todas as ocasiões como: casamento, vitórias em guerra, alianças políticas, etc.

Esses balletos foram introduzidos na França pela italiana Catarina de Medicis, quando se casou com o Rei  Henrique II. O mais belo e grandioso espetáculo apresentado por eles foi O Ballet cômico da Rainha, apresentado no casamento da irmã de Catarina, no ano de 1581 com duração de 5 horas. Esse balé teve influência no mundo todo.


O balé foi se aprimorando cada vez mais e  os espetáculos que envolviam diversas linguagens artísticas, como música e  poesia, chega ao auge com o rei Luis XIV, que amou a dança desde quando começou a andar, aos 12 anos dançou pela primeira no balé de corte  e depois de sua estréia, sempre apareceu como um Deus ou alguma outra personagem grandiosa.


Luis XIV, conhecido como “Rei Sol”, ganhou esse título depois de um espetáculo triunfante que durou mais de 12 horas. Devido ao seu amor pela dança, em 1661 ele fundou a Academia Real de Ballet e Academia Real de Música, hoje conhecido como (Balé da Opera de Paris) e 8 anos mais tarde a escola nacional de balé. E foi aí que o professor Pierre Beauchamp quem criou as 5 posições básicas do balé que até hoje é a base para o aprendizado do balé clássico.



A dança cresceu mais ainda e e se tornou uma profissão. Os espetáculos que antes eram apresentados em salões, foram transferidos para os teatros e todos os bailarinos eram homens que faziam também os papeis femininos, mas no século XVII, a escola de dança passou a formar bailarinas também, que ganharam muita importância.

Uma bailarina muito importante foi Marie Camargo, que foi a primeira a encurtar e diminuir o peso das saias e usar sapatos mais leves para poder mostrar os movimentos e a evolução da técnica.


No final do século XVIII, Jean-Georges Noverre inaugurou o “Balé de Ação”, os espetáculos passaram a ter narrativas com enredo, personagens, e pantomima. No século XIX, o  romantismo estava presente em todas as artes inclusive na dança, assim, todas as narrativas continham personagens etéreas, bruxas, fadas, heróis e mitos misteriosos. E foi aí que surgiram as primeiras sapatilhas de pontas que eram usadas para deixar a movimentação das bailarinas mais leves e dar a sensação de estarem flutuando, junto com vestidos com muitas camadas de tule e em alguns balés era utilizados cabos de aço para a mesma função.






No próximo texto, vou falar um pouco sobre os balés de repertório, contando suas histórias, e mostrando alguns videos.



Até a Próxima,
Abraços






Um comentário: